sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fala do presidente do Uruguai, Pepe Mujica. na Rio+20




Autoridades presentes, de todas as latitudes e organizações, muito obrigado. E muito obrigado, nosso agradecimento ao povo do Brasil e à sua senhora presidente. E muito obrigado à boa-fé que, seguramente, manifestaram todos os oradores que me precederam.

Expressamos a íntima vontade, como governantes, de acompanhar todos os acordos que esta nossa pobre humanidade possa subscrever. No entanto, seja-nos permitido fazer algumas perguntas em voz alta. Durante toda a tarde esteve-se falando em desenvolvimento sustentável, de tirar imensas massas da pobreza. O que nos passa pela cabeça? O modelo de desenvolvimento do consumo é o atual das sociedades ricas. Eu gostaria de perguntar o que aconteceria a este planeta se os indianos tivessem a mesma proporção de carros por família têm os alemães? Quanto oxigênio nos restaria para podermos respirar?

Mais claro: o mundo tem, hoje, os elementos materiais para fazer possível que sete, oito bilhões de pessoas possam ter o mesmo nível de consumo e desperdício das mais opulentas sociedades ocidentais? Será possível ? Ou teremos que nos dar, algum dia, outro tipo de discussão? Porque criou-se uma civilização, na que estamos, filha do mercado, filha da competição, que se deparou com um progresso material portentoso e explosivo. Mas o que foi economia de mercado criou a sociedade de mercado. E se apresentou esta "globalização" que significa olhar por todo o planeta. Estamos governando a globalização ou a globalização nos governa? É possível falar de solidariedade e de que estamos todos juntos numa economia que está baseada na competição desapiedada? Até onde chega a nossa fraternidade?

Nada disso digo para negar a importância desse evento. Não, pelo contrário, o desafio que temos pela frente é de uma magnitude e de um caráter colossal e a grande crise não é psicológica, é política. O homem não governa, hoje. A força que se liberou, ou a força que liberaram governa o homem... e à vida. Porque não viemos ao planeta para nos desenvolvermos em termos gerais. Viemos à vida tentando ser felizes. Porque a vida é curta e nos acaba. Nenhum bem vale como a vida e isto é elementar. Mas se a vida me vai escapar trabalhando e trabalhando para consumir o máximo e a sociedade de consumo é o motor, porque se definitivamente se paralisa o consumo ou se detém, se detém a economia, e se se detém a economia é o fantasma da estagnação para cada um de nós. Mas esse hiper-consumo, a juízo, é o que está agredindo o planeta e esse hiper-consumo tem que gerar coisas que durem pouco, porque é preciso vender muito. Uma lâmpada elétrica não pode durar mais de mil horas acesa. Há lâmpadas que podem durar cem mil, duzentas mil horas, mas essas não se pode fazer. Porque o problema é o mercado. Porque temos que trabalhar. Temos que estar numa sociedade de uso e descarte, estamos num círculo vicioso. Estes são problemas de caráter político que estão nos dizendo da necessidade de lutar por outra cultura. 

Não se trata de propor voltar aos homens das cavernas, nem fazer um monumento ao atraso. É que não podemos, indefinidamente, continuar governados pelo mercado mas, sim, temos que governar o mercado. Por isso digo que o problema é de caráter político. 

Na minha humilde maneira de pensar - porque, como os velhos pensadores definiam, Epicuro, Sêneca, ..., - pobre não é o que tem pouco, mas o verdadeiramente pobre é o que necessita infinitamente muito e deseja e deseja e deseja mais e mais. Esta é uma chave de caráter cultural. Então, vou saudar o esforço e lhes recordo que é assim. 

Vou acompanhar, como governante, porque sei que alguma coisa das que digo se retêm. Mas temos que nos dar conta que a crise da água, que a crise do meio ambiente não são uma causa. A causa é o modelo de civilização que construímos e o que temos que rever é a nossa forma de viver. Por quê? Pois temos um país pequeno, muito bem dotado de recursos naturais para viver. Em meu país há três milhões de habitantes, pouco mais, três milhões e duzentos, mas há treze milhões de vacas, das melhores do mundo, e uns oito a dez milhões de ovelhas, estupendas. Meu país é exportador de comida, de arte ou de carne. É uma enorme planície, quase noventa por cento do seu território é aproveitável. Meus companheiros trabalhadores lutaram muito pelas oito horas de trabalho. Agora estão conseguindo seis horas. Mas aquele que consegue as seis horas, consegue outro trabalho, portanto trabalha mais que antes. Por quê? Porque tem que pagar uma quantidade de mensalidades, a motocicleta que comprou, o carrinho que comprou, e paga prestação e paga prestação e quando se dá conta, é um velho reumático como eu e se lhe foi a vida. E se faz essa pergunta: esse é o destino da vida humana? 

Estas coisas são muito elementares. O desenvolvimento não pode ser contra a felicidade, tem que ser a favor da felicidade humana, do amor sobre a terra, nas relações humanas, no cuidar dos filhos, em ter amigos, em ter o mínimo necessário. Precisamente, porque esse é o tesouro mais importante que existe. Quando lutamos pelo meio ambiente, o primeiro elemento do meio ambiente se chama felicidade humana. Obrigado.

José Mujica, el Pepe.


(Tradução - Eduardo Marinho)

7 comentários:

  1. Excelente discuso do presidente Mujica. E o melhor é que ele realmente age de acordo com o que acredita, vivendo da forma humilde como sempre vivendo, dispensando as regalias que a presidência podia lhe trazer.

    Precisamos de mais presidentes como ele!

    ResponderExcluir
  2. Excelente discurso ! Espero que os líderes tenham ouvido e escutado ! abS

    ResponderExcluir
  3. Sou fã do Mujica! Aqui em Porto Alegre nós temos o Olívio (Dutra), que foi prefeito, governador, e ainda mora no mesmo apartamento de dois quartos de quando era bancário... anda de ônibus, de bike... um amor, um patrimônio gaúcho de verdade! É o nosso Mujica, embora não tão franciscano, mas chega perto!

    ResponderExcluir
  4. Mais do Mujica: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22175/presidente+do+uruguai+oferece+palacio+do+governo+para+moradores+de+rua.shtml

    ResponderExcluir
  5. Mujica tem representado um retrocesso imenso ao Uruguai, ao fazer políticas de aliança com os conservadores uruguaios. Assim como Lula, Dilma e o PT tem feito no Brasil.
    Ele anda se apoiando no discurso de legalização da cannabis, casamento homoafetivo, entretanto, em um silêncio profundo da mídia está privatizando a educação do Uruguai ao mesmo molde neoliberal dos chilenos no período Pós-Allende.
    Mantenhamos os olhos abertos, por que em se tratando de parlamentarismo e politiqueiros, nunca devemos confiar, sempre devemos desconfiar.
    Parabéns Eduardo pelo seu excelente trabalho e pelas suas excelentes falas espalhadas pela rede. Você é um grande exemplo para mim e tenho certeza que para muitos anarquistas e libertários.
    Arriba los que luchan!

    ResponderExcluir
  6. A Verdade expressa numa Legítima Compreensão daquilo que Verdadeiramente é o objetivo ao qual fomos criados.
    Ser Livres e não Escravos do Consumismo desenfreado. Temos que administrar o tempo e dedicarmos parte dele á Adoração e Agradecimento ao nosso DEUS e CRIADOR.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.